Saúde

Dengue em Sorocaba soma 46.093 casos no ano

Já são 46.093 pacientes notificados com dengue em Sorocaba, dos quais 10.248 tiveram confirmação por exame laboratorial e 35.845 levando em consideração os sintomas do doente

Jornal Cruzeiro do Sul

Já são 46.093 pacientes notificados com dengue em Sorocaba, dos quais 10.248 tiveram confirmação por exame laboratorial e 35.845 levando em consideração os sintomas do doente. O número de pessoas que morreram em decorrência da dengue já chega a 19.

Um boletim epidemiológico da dengue, divulgado na tarde de hoje, aponta que são 3.730 novos casos diagnosticados na última semana e, desta vez, como a rede pública passou a realizar o teste de sorologia no 6º dia de sintomas, para todos os pacientes, o número de doentes confirmados por exame laboratorial, que chegou a 2.215, foi maior do que o de pacientes notificados a partir do critério clínico-epidemiológico (1.515).

Apesar do número absoluto de novos casos, em uma semana, continuar apresentando tendência de queda e ser menor que o da semana anterior, o secretário municipal de saúde, Francisco Antônio Fernandes, alerta que não é hora de relaxar e nem de achar que o período mais crítico já passou. Isso porque Sorocaba ainda tem 585,4 doentes por cada 100 mil habitantes, número que caracteriza uma situação de epidemia.

A situação epidemiológica do município, em relação à dengue, só se normalizará quando a cidade atingir menos de 300 doentes para cada 100 mil habitantes. “Não é o momento de fraquejar, mas de continuar firme para termos os melhores resultados e diminuir os casos de complicações e óbitos.” Segundo Fernandes, a doença ainda deve continuar atingindo um grande número de pessoas até, no mínimo, o final do mês de maio, “com certeza”, reforçou.

tags
casos dengue doença epidemia exames laboratorias mortes prova de laço saúde SMETAL Sorocaba surto
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0