O ajudante geral Marcos Lúcio Aparecido de Andrade, 26 anos, foi reintegrado ao quadro de funcionários da Metalur, fundição de alumínio instalada no parque industrial de Araçariguama, na manhã desta sexta, 28. Ele havia sido mandado embora em janeiro de 2006 quando ainda usava muletas devido a lesões no joelho e na coluna cervical causados por esforços repetitivos.
Além de recuperar o emprego, Marcos terá direito a receber salários e demais benefícios referentes ao período em que ficou fora da fábrica, além de indenização.
Marcos trabalhava na Metalur havia um ano meio, quando sua coluna cervical travou durante um carregamento de fardos de reciclados de alumínio.
O trabalhador foi levado ao hospital e ficou três meses afastado da empresa pelo INSS, mas teve de voltar ao trabalhado usando muletas por ter sido liberado pela Previdência. Uma semana depois do retorno à empresa, Marcos foi demitido.
Sindicalizado, o ajudante recorreu ao departamento jurídico do Sindicato, que moveu ação contra a empresa e culminou com a reintegração do funcionário.
LEIA ENTREVISTA COM MARCOS LÚCIO