A Prefeitura de Sorocaba comemora no próximo dia 20 de outubro os 46 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Quem visitar o local neste mês, poderá conferir uma programação especial elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com exposições, brincadeiras, Visita Noturna, visita ao Museu de Zoologia, apresentação dos filhotes de lobo-guará e uma campanha para a escolha de nomes para eles, entre outras atividades que vão marcar a data.
“Além de comemorar com muita festa o aniversário do Zoológico, que é um dos símbolos da nossa cidade, vamos realizar diversas atividades para diferentes faixas etárias”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. A programação foi elaborada para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o Zoo, seus animais e, principalmente, as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente.
No dia 12 de outubro, além do Dia das Crianças, também é comemorado o Dia do Lobo-Guará. Das 10h às 16h, a garotada que for ao parque poderá participar da Tarde Recreativa – “Essas Crianças São Feras!”. A programação contará com diversas brincadeiras e jogos e conta com a parceria da TV Sorocaba.
Também neste dia, às 14h, os visitantes do Zoo poderão conhecer os dois filhotes de Lobo-Guará, nascidos neste ano. Além disso, será dado início a campanha de escolha dos nomes dos novos habitantes do parque. Até o dia 17 de outubro a população poderá votar em um dos nomes pelo site da Sema. Também haverá algumas urnas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, bem como no Zoológico durante todo o período da campanha. Os nomes serão anunciados no dia 19 de outubro, às 14h, em frente ao recinto do bicho.
Outra atividade será a realização do “The Big Draw – O Grande Desenho” no Zoo, onde artistas de toda a região e as crianças dos clubes ecológicos dos parques naturais de Sorocaba poderão grafitar placas de madeira que ficarão expostas pelo parque. A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade (FSS), onde pessoas de todas as idades utilizam a arte para se conectarem com seu entorno e a comunidade. O tema deste ano é “O Nosso Mundo” e, no Zoo, o foco será os animais da biodiversidade de Sorocaba e região. Os artistas interessados deverão se inscrever pelo telefone 3227.5400 (ramal 5).
A história do Zoo
A história do Zoo sorocabano começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.
Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.
Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o “Quinzinho” é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.
Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.
O Zoo de Sorocaba é um dos primeiros do Brasil a realizar programas de Educação Ambiental que, desde 1979, buscam conscientizar, e de forma divertida, os públicos de todas as idades. Entre os projetos, destacam-se o Clube Conservadores da Natureza, os passeios orientados de escolas, os passeios noturnos, entre outros.
Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo guará. O Zoo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul e tamanduá-bandeira, e fertilização “in vitro” de onças pintadas.
O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3227.5454.
Programação completa
Até o dia 31 de outubro
Exposição “Biodiversidade de Sorocaba”
As pessoas que visitarem o Zoo poderão conhecer um pouco mais sobre alguns animais que compõem a biodiversidade de Sorocaba e também sobre um problema muito sério que afeta a fauna de modo geral: o tráfico de animais silvestres.
Local: Área externa (vitrines) do Museu de Zoologia
Dias 10, 11, 17 e 18 de outubro
Exposição sensorial – “Sentindo os bichos!”
As pessoas interessadas terão uma oportunidade rara de conhecer alguns animais do acervo do Museu de Zoologia de um modo diferente: usando apenas as mãos, a audição e o olfato!
Dias e horários:
*** nos dias 10 e 17, a atividade será voltada para as instituições interessadas e o horário da visita será definido com as mesmas. Inscrição pelo telefone (15) 3227.5454 (ramal 5)
*** nos dias 11 e 18, a atividade é voltada ao público em geral e acontecerá às 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30 e 15h30. A inscrição será feita no dia e no local e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Dias 11, 12, 18 e 19 de outubro
Dia do Lobo-Guará e Aniversário do Zoo – Atendimento especial
Nos finais de semana dos dias 11, 12, 18 e 19 de outubro, monitores estarão localizados em setores estratégicos do zoo para tirar dúvidas e informar sobre curiosidades de alguns dos animais do parque.
Horário: das 9h às 17h
Local: Alamedas do parque
Dia 12 de outubro (Dia das Crianças e Dia do Lobo-Guará)
Tarde recreativa – “Essas Crianças São Feras!”
Programação especialmente dedicada às crianças, com jogos e brincadeiras voltadas ao lazer e à Educação Ambiental.
Horário: das 10h às 16h.
Local: Nas alamedas e gramados do zoo
Apresentação dos filhotes de lobo-guará e início da campanha para a escolha dos nomes
Como parte das comemorações do Dia do Lobo-Guará e do Aniversário do Zoo, os dois filhotes de Lobo-Guará serão apresentados à população. Além disso terá início a campanha de escolha dos nomes.
Horário: 14h
Local: Recinto dos lobos-guarás
Dias 12 e 19 de outubro
Homenagem aos animais do Zoo
Alguns dos animais do Parque serão homenageados e receberão presentes especiais e bolos elaborados com alimentos de sua dieta. O público visitante poderá acompanhar esse momento e as crianças poderão até mesmo ajudar a preparar o bolo de alguns dos animais! Não é necessária inscrição prévia.
Datas, Locais e horários:
Dia 12
14 h – Recinto dos Lobos-Guarás
Dia 19
9h30 – Recinto dos elefantes
10h30 – Recinto dos macacos barrigudos
11h – Recinto do chimpanzé
13h30 – Recinto do avestruz
14h30 – Recinto das onças-pintadas
15h – Recinto dos macacos de testa-branca
16h – Recinto do tigre
Dias 13 e 20 de outubro
Grafite no Zoo – “The Big Draw”
O zoológico participará da edição 2014 do “The Big Draw” – O Grande Desenho, uma iniciativa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, onde pessoas de todas as idades utilizam a arte para se conectarem com seu entorno e a comunidade. Para isso, o Zoológico abre suas portas para artistas da região que queiram, juntamente com as crianças dos clubes ecológicos dos Parques, desenvolver e apresentar trabalhos grafitando placas de madeira que ficarão expostas pelo parque. O tema deste ano é “O NOSSO MUNDO” e, no zoo, o foco será os animais da biodiversidade de Sorocaba e região.
Horário: das 14h às 16h
Inscrição: Os artistas interessados devem se inscrever pelo telefone (15) 3227 5454 (ramal 5)
Dias 15 e 22 de outubro
Visita Noturna
Acompanhados por técnicos do Zoo, os participantes poderão aprender aspectos da biologia de alguns animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, bem como as principais ameaças à conservação destas espécies.
Horário: das 19h às 21h
Inscrição até o dia 10 no site ww.meioambientesorocaba.com.br
De 17 a 31 de outubro
Exposição “Zoo de Sorocaba, 46 anos de histórias: e você também faz parte delas”
O público visitante terá a oportunidade de relembrar fatos interessantes da história do parque, além de poder conhecer um pouco melhor as verdadeiras funções que um zoo possui.
Horário: das 9h às 17h
Locais: Banners – Gramado próximo ao Museu de Zoologia
Mural participativo – Auditório aberto a partir do dia 14 de outubro
Dias 18 e 19 de outubro
Teatro “Deu a Louca no Lobo”
Os visitantes do zoo poderão assistir à peça itinerante de teatro “Deu a Louca no Lobo”. A história se passa em uma floresta de cerrado onde João e Maria, perdidos dos pais, conhecem um filhote de lobo-guará que também está tentando achar sua família, e juntos vivem uma grande aventura. Horário: 10h e 14h.
Local de início: gramado próximo ao jacaré
Vagas: Não é necessária inscrição prévia e as vagas serão de acordo com a lotação de cada atração.