Executivos da finlandesa Metso anunciaram, em setembro, investimentos na unidade instalada em Sorocaba. O vice- presidente da empresa no Brasil, Marcelo Motti, em entrevista ao Cruzeiro do Sul, foi questionado sobre o valor que será investido na cidade, mas disse que “não é possível estimar valores, porém a unidade local deve ser foco de investimentos, aprimoramento em tecnologia e maior produção com custos menores”.
De acordo com dados do presidente global de mineração e construção da empresa, João Ney Colagrossi, em 2013 a Metso registrou faturamento de 3,9 bilhões de euros (equivalente a R$ 11,7 bilhões). As Américas do Sul e Central correspondem a 22% do faturamento mundial.
Segundo Motti, a empresa deve ampliar a produção em Sorocaba no início de 2015. Também vai aumentar a tecnologia empregada, melhorar o fluxo operacional e o rendimento das unidades locais.
O economista Fernando Lima, da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) SMetal/Sorocaba, vê com bons olhos a sinalização de investimentos da empresa, o que vai, segundo Lima, aumentar a tecnologia nos equipamentos. “Aperfeiçoar os produtos fabricados demonstra que a empresa quer se manter competitiva”
Cerca de 1.600 pessoas trabalham nas duas unidades da Metso em Sorocaba.