Três recentes assembleias de metalúrgicos, na Moto Peças, na Schaeffler e na YKK, todas em Sorocaba, debateram com os trabalhadores o andamento das negociações da campanha salarial da categoria, que está emperrada.
Em duas empresas, Moto Peças e YKK, a assembleia sindical também informou aos trabalhadores sobre o andamento das negociações de participação nos resultados (PPR) deste ano.
Na Moto Peças, onde ainda não há proposta de valor do PPR, os dirigentes sindicais pediram aos trabalhadores, na quarta-feira, dia 3, que se mantenham mobilizados para cobrar do patrão agilidade nas negociações.
Na YKK, houve proposta de valor por parte da empresa. Mas, na assembleia desta sexta, dia 5, o Sindicato informou aos trabalhadores que a proposta ainda não atingiu o patamar desejado pelos funcionários, por isso foi rejeitada na mesa de negociações. O Sindicato aguarda contato da empresa para retomar negociações.
Na Schaffler, um acordo firmado com o Sindicato em 2013 garantiu tanto o PPR quanto o reajuste da campanha salarial deste ano. Porém, os dirigentes sindicais pediram, em assembleia nesta sexta, solidariedade dos metalúrgicos da empresa aos demais trabalhadores, que ainda não têm acordo firmado.
A solidariedade recomendada pelo Sindicato implica na participação dos trabalhadores da Schaeffler em eventuais protestos e paralisações que possam ocorrer para exigir reajuste salarial para toda a categoria metalúrgica.
Veja abaixo fotos das assembleias.