Trabalhadores de fábricas da ZF de quatro cidades brasileiras – Sorocaba-SP, Araraquara-SP, São Bernardo do Campo-SP e Belo Horizonte-MG – reuniram-se em Sorocaba quinta-feira e sexta-feira, dias 7 e 8, para debater os problemas na empresa e definir propostas de atuação conjunta. O evento faz parte do 7º Encontro Nacional da Rede Sindical de Trabalhadores na ZF.
O encontro contou com a presença de dirigentes sindicais que atuam na ZF, membros da CNM/CUT e de economistas do Dieese, além de integrantes da direção Executiva do SMetal.
Pauta do Encontro
Os participantes discutiram temas estratégicos para avançar nas reivindicações e demandas dos trabalhadores, como investimentos da empresa em cada planta; pautas sindicais; participação dos trabalhadores nas assembleias; e desempenho global do grupo ZF; entre outros assuntos.
De acordo com João Cayres, secretário-geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, o debate qualificou os dirigentes sobre temas que estão vindos à tona nas unidades da ZF. “Nós temos que ampliar o diálogo desses assuntos e trabalhar junto com os metalúrgicos, para que os problemas sejam solucionados.”