As mais recentes diretorias do Sindicato dos Metalúrgicos tiveram o orgulho de acompanhar de perto, nos últimos 9 anos, a luta do deputado estadual Hamilton Pereira, do PT local, pelo reconhecimento de Sorocaba como sede de uma região metropolitana. Agora, moradores e empreendedores de 26 cidades estão prestes a participar de um momento histórico: a instalação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Com a aprovação unânime do Projeto de Lei Complementar nº 1/2014, pela Assembleia Legislativa do Estado, na última terça-feira, só falta uma assinatura do governador para esse sonho virar realidade. Como o próprio Geraldo Alckmin encampou o projeto de Hamilton no ano passado e reapresentou a proposta, agora assinada pelo Poder Executivo, não há nenhuma razão para crer que a lei não seja sancionada muito em breve.
O próprio Hamilton é o primeiro a reconhecer que a RMS é uma luta de muitas pessoas e instituições. Ele cita como parceiros nessa trajetória vários sindicatos, associações, órgãos de imprensa, prefeitos, vereadores e estudiosos locais de várias áreas, que realizaram levantamentos técnicos fundamentais para viabilizar o projeto da região metropolitana.
Além de ter o privilégio de ter o ex-metalúrgico e ex-dirigente sindical Hamilton Pereira como “pai da RMS”, nossa categoria profissional pode também se orgulhar de ter colaborado com os primeiros passos dessa conquista prestes a se concretizar. No final dos anos 90, o Sindicato liderou um movimento chamado Fórum pelo Desenvolvimento Regional, que lançou várias ideias e propostas de planejamento conjunto entre municípios.
Na ocasião, sindicatos de trabalhadores, universidades, Igrejas, associações empresariais, prefeitos e vereadores de vários municípios e profissionais liberais reuniram-se em torno do Fórum de Desenvolvimento para elaborar projetos que potencializassem a vocação de cada município e combatessem o altíssimo nível de desemprego da época.
Os participantes se organizaram em grupos temáticos, como comércio, indústria, educação, saúde, etc. Um exemplo de resultado foi a proposta de revitalizar o centro comercial de Sorocaba, para alavancar as vendas e gerar empregos. A revitalização foi realizada poucos anos depois pelo então prefeito Renato Amary que, diferente de outros prefeitos de cidades vizinhas, não se interessou pelo Fórum e nem deu o devido crédito à iniciativa popular.
O deputado Hamilton, como era de se esperar, foi uma das principais lideranças políticas do Fórum de Desenvolvimento e obteve, nos debates, estudos e visitas a municípios, muitos subsídios que vieram a contribuir com seu projeto de Região Metropolitana de Sorocaba.
O resgate da origem da RMS serve para provar que a sociedade quando se organiza e se une por um bem comum – e confia em lideranças políticas providas de compromisso social – consegue fazer alavancar o desenvolvimento socioeconômico, ainda que a luta demore anos para se traduzir em resultados.