A primeira audiência pública, de um total de duas, previstas por lei para debater a instalação da futura Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) será realizada na próxima segunda-feira, 17 de março, às 19h, na Câmara de Sorocaba. A data foi confirmada no último dia 6 pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT) ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).
A segunda audiência necessária antes da votação do projeto de implantação da RMS será realizada também este mês, no dia 27, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ambas as audiências, convocadas oficialmente pela Alesp, contarão com a participação de representantes do governo estadual, do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, técnicos da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), além dos prefeitos e vereadores dos 26 municípios incluídos no projeto da Região Metropolitana.
Prefeitos
Para formalizar o interesse de cada município em fazer parte da RMS os prefeitos deverão encaminhar uma proposta às Câmaras de Vereadores. Hamilton explica que os prefeitos poderão se informar sobre essa documentação nas audiências públicas dias 17 e 27.
Os 26 municípios da futura RMS somam 1,7 milhão de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de 42,9 bilhões.