As preparações para o 1º Encontro Municipal da Juventude Negra (EMJUNE) de Sorocaba, que ocorre em 20 novembro, já começaram.
Amanhã, a partir das 18h30, haverá mais um encontro, na sede do SMetal, com os movimentos sociais, organizados pelo movimento negro.
Depois dessa reunião preparatória, haverá ações em quatro zonas de Sorocaba, com o objetivo de identificar cada demanda nesses locais para que seja levada ao1º EMJUNE.
O primeiro local a debater o assunto será a Zona Sul, em 27 de abril. A próxima será realizada em 25 de maio, na Zona Oeste. A Zona Leste terá um encontro em 31 de agosto. Por fim, na Zona Norte, em 28 de setembro. Brevemente, os locais e horários serão divulgados pela organização do encontro.
De acordo com um dos organizadores, Márcio Roberto dos Santos, o Márcio Brown, a intenção é atrair o público jovem negro e não negro para retratar seu cotidiano na cidade. Além disso, debater temas que são de suma importância no mundo global. “A nossa ideia é trazer gente que tenha experiência nas áreas de saúde, educação, cultural, inclusão social, empreendedorismo entre outras, e discutir como o negro está inserido nessa sociedade contemporânea”, comenta.
Atual secretário de Igualdade – combate ao racismo na Macorregião de Sorocaba do Partido dos Trabalhadores (PT), Brown conta que a organização deste debate na cidade surgiu após a realização dos encontros da juventude negra no âmbito regional, estadual e nacional, que ocorreram em 2009, quando, na época, foi entregue um documento ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesse sentido, os movimentos sociais vão realizar o 1º EMJUNE na cidade, com a intenção de se elaborar um documento apontando as necessidades de cada região e, também, do município. Com isso, ao averiguar cada demanda territorial, criar ações de políticas públicas nos espaços mais escassos.
Este documento será encaminhado ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio, aos 20 vereadores e aos órgãos competentes do município. O objetivo é que todos tenham a ciência das necessidades do jovem negro e não negro em Sorocaba.
Conquistas
Mesmo não estando no mesmo caminho das esferas estadual e federal, a cidade já progrediu em alguns aspectos. Um deles quando criou o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (CMPDCN), em 2006, e mais recentemente foi regulamentado a Coordenadoria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, órgão que está vinculado diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).