Quase nove mil metalúrgicos associados ao SMetal entregaram os documentos para a ação coletiva de revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que será feita pelo departamento jurídico do Sindicato.
O prazo para a entrega dos documentos foi de 1º de outubro de 2013 até o dia 31 de janeiro deste ano.
De acordo com o advogado Imar Eduardo Rodrigues, responsável pelo departamento jurídico do Sindicato, neste momento, todos os dados estão sendo cadastrados para dar entrada à ação na Justiça Federal.
Os documentos estão sendo conferidos e alguns sócios que estão com pendência estão sendo contatados.
Provavelmente, a partir de março os associados, que entregaram os documentos, poderão consultar o andamento do processo no site da Justiça Federal (http://www.jfsp.jus.br).
Em números exatos, foram 8.679 trabalhadores que participarão dessa ação coletiva. Os dependentes dos sócios não entraram no mesmo processo com o jurídico do Sindicato. Foi feito um acordo com uma advogada particular para que ela fizesse o processo dos dependentes e dos sócios que estavam na carência (foram demitidos a menos de seis meses).
O advogado explica que o FGTS vem tendo perda anual desde 1999, pois desde esse ano a correção do Fundo passeou a ser feita pela Taxa Referencial (TR), que é menor que o índice da inflação.
Tem direito a entrar com a revisão qualquer trabalhador, aposentado ou não, que tenha tido saldo em conta do FGTS entre 1999 e 2013.
Você pode consultar seu saldo do Fundo de Garantia no site da Caixa Econômica Federal:
https://sisgr.caixa.gov.br/portal/internet.do?segmento=CIDADAO&produto=FGTS