Sorocaba

Obra parada na Victor Andrew expõe motoristas a riscos de acidentes

Em um trecho a Avenida Victor Andrew, na zona industrial, muda de sentido, mas sinalização é precária e coloca os motoristas em risco

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Sem duplicação nem baía para entrada e saída de veículos grandes. Caminhões param o trânsito, constantemente, na avenida

Sem duplicação nem baía para entrada e saída de veículos grandes. Caminhões param o trânsito, constantemente, na avenida

A avenida Victor Andrew, na zona industrial de Sorocaba, é uma das mais movimentadas da cidade, com forte fluxo de veículos, independente do horário. Em sua extensão há diversas indústrias instaladas, com frotas de caminhões que param o trânsito a todo o momento em que precisam entrar ou sair da empresa.

Os trabalhadores e moradores que utilizam a avenida diariamente sofrem com a falta da duplicação cuja obra foi parada logo no início, mesmo fazendo parte da promessa eleitoral do Programa Sorocaba Total. A obra foi iniciada em 2012, no final do governo do prefeito Vitor Lippi (PSDB) e paralisada logo após a eleição de seu sucessor e colega de partido, Antônio Carlos Pannunzio, no final do mesmo ano.

Em um dos trechos da avenida, na altura do número 1.280, há um desvio de mão para os veículos que seguem sentido bairro Vitória Régia, na zona norte. Apenas três cones da Urbes-Trânsito e Transportes, com uma placa amarrada em um deles, próximo ao chão, sinaliza ao motorista a mudança de sentido.

Mas, é comum verificar motoristas, desacostumados a passar no local, seguindo reto e entrando na contramão.
“Na semana passada, uma carreta passou reto e foi até lá embaixo. Por sorte, não vinha carro no sentido contrário.

Mas é um perigo constante”, conta o caminhoneiro Adriel Alves, 28 anos, que há 10 é motorista profissional.

Ele, que leva cargas de 14 toneladas no caminhão, afirma que “no mínimo, a prefeitura deveria recapear essa avenida, porque o Saae sempre abre os buracos e depois são feitos remendos, prejudicando e colocando em perigo a estabilidade dos caminhões”.

Bastam cinco minutos de observação da avenida para presenciar

Duplicação é reivindicação antiga

As obras de duplicação da avenida Victor Andrew estão paradas desde janeiro do ano passado. Elas começaram com interdição da avenida, na altura da General Motors. Na época, os motoristas foram orientados pela Urbes – Trânsito e Transportes a utilizar a avenida Fernando Stecca, para acesso na avenida Independência.

Mas, as obras resumiram-se apenas a algumas escavações e transtornos. Em junho, vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba criaram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar essa e outras obras paradas pela administração. No total, foram 48 obras paradas e atrasadas.O relatório final já foi entregue e os trabalhos encerrados.

Em dezembro de 2010, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, preocupada com o número de acidentes, promoveu um protesto na avenida para cobrar a duplicação, com entrega de boletins informativos aos motoristas e caminhão de som, das 6h30 às 8h, para a conscientização da importância da obra.

A placa que sinaliza o desvio na avenida, na maioria das vezes, está caída ou virada para o lado oposto de onde vêm os carros na contramão (foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

O fluxo intenso de veículos aumenta o risco de acidentes (foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

tags
acidentes motoristas sinalização Sorocaba victor andrew
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0