Relações Sindicais

Novo presidente da Toyota visita Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

Uma comitiva de representantes da Toyota do Brasil esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba nesta quarta, dia 15, para apresentar à direção sindical o novo presidente da montadora

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Representantes da Toyota estiveram no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba para apresentar o novo presidente da montadora no Brasil

Uma comitiva de representantes da Toyota do Brasil esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba na tarde desta quarta-feira, dia 15, para apresentar à direção sindical o novo presidente da montadora de veículos no país, Koji Kondo.

Além do presidente da Toyota no Brasil, a comitiva de representantes da empresa foi formada por Vinícius Soares, chefe de Recursos Humanos da montadora em Sorocaba; Percival Donato Maiante, diretor de Recursos Humanos; e Raquel Laranjeira, chefe do departamento de Relações Trabalhistas.

Pelo Sindicato dos Metalúrgicos participaram o presidente da entidade, Ademilson Terto da Silva; e o vice-presidente, João de Moraes Farani.

De acordo com Percival, além de apresentar Kondo como novo presidente da Toyota, a visita ao Sindicato teve como objetivo “cultivar os princípios de comunicação aberta e confiança mútua” entre a montadora e a representação sindical dos trabalhadores.

O presidente do Sindicato também avaliou como “muito positiva” a visita de cortesia da direção da Toyota. “A presença do novo presidente da Toyota do Brasil no Sindicato é um gestou de valorização do diálogo para resolver conflitos entre capital e trabalho. Reconhecemos isso e agradecemos a gentileza da visita”, afirma Terto.

Mas o dirigente sindical também afirmou que, apesar de priorizar o diálogo, não abre mão de utilizar os instrumentos legais de pressão, quando necessário, para obter as melhorias reivindicadas pelos trabalhadores, como é o caso da greve.

“Tenho certeza que a greve de 17 dias na Toyota de Sorocaba, em setembro de 2013, foi um grande aprendizado para todos nós, empresa, sindicato e trabalhadores. A valorização dos canais de negociação e as atitudes de respeito mútuo ajudam a evitar que a situação chegue ao extremo”, avalia o sindicalista.

Koji Kondo assumiu recentemente a presidência da Toyota no Brasil (foto: Foguinho/Imprensa SMetal)

tags
Ademilson Terto direção sindical koj kondo sindicato dos metalurgicos de sorocaba toyota
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0