Os metalúrgicos da Toyota em Sorocaba aprovaram, em assembleia nesta terça-feira, dia 12, um acordo de dias-pontes que prevê as folgas próximas a feriados até o final de 2014. O acordo também estabelece as formas de compensação dos dias extras de descanso.
É chamado de “dia-ponte” o dia que antecede ou sucede um feriado próximo do final de semana. O Sindicato dos Metalúrgicos negocia acordos de dias-pontes com a maioria das empresas do setor na região.
Com o acordo, o metalúrgico pode programar sua vida nos feriados prolongados.
A proposta aprovada na Toyota prevê seis dias-pontes em 2014: dia 10 de janeiro, na volta das férias coletivas; dia 03 de março, véspera de Carnaval; 02 de maio, após o Dia do Trabalhador; 20 de junho, após o Corpus Christi; e 24 e 26 de dezembro, antes e depois do Natal.
A compensação será com minutos de trabalho a mais no início ou fim do expediente, dependendo do turno, entre julho e novembro ou dezembro, também dependendo do turno.
Os trabalhadores da Toyota de Sorocaba realizaram uma greve de 17 dias em outubro deste ano para conquistarem reajuste no piso salarial, aumento do adicional noturno e vale compra, entre outros avanços.