Nos oito primeiro meses de 2013, foram criados 1.210 novos postos de trabalho nos quartorze municípios que formam a base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. O número é praticamente o dobro ao saldo verificado no mesmo período do ano passado, quando foram registradas a criação de 633 novos postos de trabalho.
O levantamento feito pela subseção Dieese Metalúrgicos de Sorocaba, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foi divulgado nesta segunda-feira, dia 23.
Ainda segundo o estudo, o mês de agosto registrou saldo positivo de 105 postos de trabalho na base dos metalúrgicos da região de Sorocaba.
Apesar de favorável, o resultado do mês de agosto de 2013 é inferior ao verificado em julho deste ano, quando foi registrado saldo de 250 postos de trabalho. Em agosto do ano passado, o saldo foi de 418 postos de trabalho.
O saldo é a diferença entre o número de admitidos e o número de desligados das empresas metalúrgicas da região de Sorocaba.
Segundo o levantamento, os subsetores metalúrgicos com os maiores resultados positivos foram Fabricação de Equipamentos de Informática (+768), Fabricação de Máquinas e Equipamentos para Terraplenagem (+271), Fabricação de Peças e Acessórios para Veículos Automotores (+257), Fabricação de Estruturas Metálicas (+164).
Além de Sorocaba, os municípios que compõem a base do Sindicato dos Metalúrgicos na região são: São Roque, Votorantim, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Tapiraí, Sarapuí, Araçariguama e São Miguel Arcanjo.
Segundo o Dieese, a estimativa é de que a base dos metalúrgicos na região de Sorocaba tem aproximadamente 45 mil trabalhadores.