O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), Valmir Marques, Biro-Biro, esteve em Sorocaba na manhã desta segunda-feira, dia 5, para conversar com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos local sobre o andamento da campanha salarial, que teve sua primeira negociação deste ano na semana passada, com o Grupo 3.
A FEM já teve uma primeira negociação com o Grupo 3, na semana passada e tem novas reuniões agendadas com o próprio G3 e também com o Grupo 10 (veja agenda nesta página). Os demais grupos metalúrgicos ainda não agendaram negociações.
Na reunião em Sorocaba, Biro-Biro afirmou que, como todos os anos, os patrões dão sinais que não vão ceder avanços com facilidade. Por isso, o dirigente espera contar com a união de todos os metalúrgicos, em todas as bases da CUT no estado.
Solidariedade
“Sabemos que acordos locais garantiram reposição da inflação e aumento real em várias empresas no estado. Mas em geral esses acordos atingem só grandes fábricas”, afirma Biro, que pede a solidariedade dos metalúrgicos das grandes empresas nas lutas coletivas da campanha salarial. “Sem essa solidariedade na luta, será muito difícil os trabalhadores das pequenas fábricas conquistarem avanços”, alerta o dirigente.
Ademilson Terto, presidente do Sindicato em Sorocaba, também lembra que os metalúrgicos que já garantiram reposição da inflação e algum índice de aumento real também precisam se unir para garantir as cláusulas sociais da convenção. As cláusulas incluem a estabilidade à vítima de acidente ou doença ocupacional, garantias às gestantes, aos estudantes, aos trabalhadores em vias de aposentadoria, entre outras.
Sorocaba foi a primeira de 14 regiões do estado que Biro vai visitar nos próximos dias para reforçar a unidade dos metalúrgicos da CUT nesta campanha salarial.
Convite de Hamilton
O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) também participou da reunião no Sindicato nesta segunda-feira e colocou-se à disposição da categoria na campanha salarial.
O parlamentar sorocaba no também convidou os dirigentes do SMetal e da FEM para participarem de uma sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na manhã do dia 2 de setembro, que vai homenagear a CUT pelos seus 30 anos de fundação.