O metalúrgico Claudinei Lemes, de 46 anos, foi reintegrado ao quadro de funcionários da Gerdau de Sorocaba (antiga Villares) por determinação da Justiça nesta sexta-feira, dia 26. Ele foi contratado em 1986 e portava sequelas de doença ocupacional na coluna e nos braços quando foi demitido, em dezembro de 2008.
Com base em uma cláusula da convenção coletiva da categoria, que garante estabilidade a trabalhadores lesionados em função da atividade profissional, o departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos ingressou com ação na Justiça do Trabalho pedindo a reintegração do trabalhador.
Em junho de 2012, a Justiça já havia dado sentença favorável à reintegração do trabalhador, mas a Gerdau ingressou com recurso em segundo grau. Nesta quinta-feira, dia 25, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas manteve a decisão de determinou a reintegração urgente de Claudinei.
Também por decisão da Justiça, Claudinei, que antes ocupava o cargo de laminador especializado, passará a exercer outra atividade, compatível ao seu estado de saúde.