A subsede da CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos promovem, no dia 26 de maio, a 1ª Corrida da Cidadania em Sorocaba. Haverá provas de 5 e 10 quilômetros nas categorias masculino e feminino e para seis faixas etárias. As inscrições para competidores estão abertas e se encerram na próxima terça-feira, dia 21.
As provas serão realizadas nas imediações do Além Ponte e da avenida Dom Aguirre, com largada na rua Saliba Mota, às 8h30.
As inscrições devem ser feitas, até dia 21, pelo site da Associação de Atletismo Saint Pegoretti (AASP), que coordenará a competição. O endereço da associação na internet é www.aaspatletismo.com.br. A taxa de inscrição é R$ 30, mas sócios da AASP pagam R$ 25. O pagamento pode ser feito pela própria internet ou boleto bancário também até o dia 21.
Haverá troféus para os cinco primeiros colocados nas categorias feminino e masculino, para os três primeiros colocados de cada faixa etária e para os melhores grupos organizados de competidores. Todos os atletas receberão medalhas de participação.
No total, a Corrida da Cidadania vai entregar 61 troféus, além das medalhas.
As faixas etárias que vão concorrer aos troféus são 18 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69 e a partir de 70 anos.
Kit para os atletas
Todo competidor vai receber, antes da corrida, um kit com camiseta da corrida, número de peito e chip de controle da corrida. São esperados mais de 500 participantes.
Após a inscrição e pagamento da taxa, o competidor terá duas opções para retirar seu kit: dia 25, sábado, das 14h às 17h30 na sede do Sindicato dos Metalúrgicos; e no dia 26 no local das prova, das 7h às 8h.
As provas começam às 8h30, na rua Saliba Mota, Além Ponte, e a previsão de término é às 10h30, no mesmo local. A premiação será entregue em seguida.
A corrida é supervisionada pela Federação Paulista de Atletismo. Haverá ambulância no local.
Além das medalhas, todos os participantes vão receber um kit de frutas no final da corrida.
Sindicalismo cidadão
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos e da subsede da CUT explicam que a realização do evento se enquadra no conceito de sindicalismo cidadão praticado pelas entidades há duas décadas. “O incentivo ao esporte e à vida saudável se encaixam perfeitamente em nossa dedicação aos direitos plenos de cidadania”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.
O regulamento completo da corrida pode ser acessado pelo site da associação de atletismo (www.aaspatletismo.com.br)